Apresentações e formas de administração do medicamento homeopático

São três as formas fundamentais de apresentação dos medicamentos homeopáticos: Gotas, glóbulos ou tabletes. Essas formas são os conservantes para preservar o principio ativo do medicamento. Na apresentação de gotas usamos o álcool de cereais, em glóbulos é utilizado apenas sacarose e em tabletes a composição é de lactose. Por questões práticas, estipulamos que a cada 05 gotas equivale á 05 glóbulos, que equivale a 2 tabletes.

São várias as formas de administração dos mesmos: dose uníca, doses repetidas, método plus, entre outras.

Conservação dos medicamentos homeopáticos:

1. Guardar em local fresco e arejado;

2. Não deixar exposto ao sol direto ou calor;

3. Conservá-los longe de aparelhos eletrônicos devido a irradiação(Celular, TV, Microondas, Geladeira, etc);

4. Manter longe de odores fortes;

5. Não deixar os frascos destampados ou abertos.

6. Não tocar nos medicamentos: coloque o número de glóbulos a serem tomados na tampa do frasco e jogue diretamente na boca ou no excipiente a ser diluído, sem contato da tampa com os lábios ou língua. Se na forma líquida, retire do frasco somente o provável número de gotas a serem utilizadas e as coloque diretamente sobre a língua ou diluídas em água.

Perguntas Frequentes

O medicamento armazenado de maneira correta possui a durabilidade de 2 anos.

A absorção dos medicamentos homeopáticos é na boca, coloque-os sob a língua deixando-os dissolverem lentamente. Assim, como o medicamento é ingerido por via oral, recomenda-se que o paciente não tenha gostos fortes na boca, como café, bebidas alcóolicas, cigarro, creme dental, alimentos de gosto forte ou picantes, chá, etc. Durante pelo menos 20 minutos antes ou depois do uso da medicação sugere-se não colocar nada na boca. 

Utilizado em quadros agudos, obtendo-se assim maior reação do organismo. Colocar 30 gotas ou 30 glóbulos ou 12 tabletes em meio copo de água. Agitar bem a solução. Tomar uma colher de sopa a cada 15 ou 30 minutos, de acordo com o quadro clínico, espaçando as doses conforme a melhoria dos sintomas. Lembrar sempre de agitar a solução antes de cada dose.